domingo, 30 de setembro de 2012

O Estilo KITSCH...

 
A denominação Kitsch surgiu na Alemanha, mais ou menos em 1860, e era usado para objetos com valor estético discutível e eram considerados excêntricos.
Este estilo na decoração passa a ser uma releitura dos clássicos e apresenta uma certa dose de humor.

Decoração Kitsch e seus mistérios:

Uma tradução possível para kitsch seria "colocar mais móveis que o ambiente comporta". Era um termo pejorativo utilizado para criticar a burguesia em ascensão, preocupada em consumir demais para se igualar às classes altas, explica o antropólogo e arquiteto Lauro Cavalcanti, um dos autores de Arquitetura Kitsch Suburbana e Rural, livro que acaba de ser relançado pela editora Paz e Terra.
É um estilo difícil de conceituar a primeira vista... pode facilmente ser confundido com um estilo vintage...eclético...alternativo e até étnico!
Já foi considerado brega durante muito tempo (e realmente fica, se for em excesso), porém hoje em dia muitos tem tomado gosto pelo mesmo e já é considerado até CULT...
Explica muito bem a frase: Nada se cria, tudo se transforma.
Presente com muitas cores, estampas, várias releituras, móveis reformados e objetos clássicos(ou não) e que podem até ganhar outras serventias...

O estilo kitsch está na moda, estampado nas roupas, nos objetos de arte, na decoração de bares e restaurantes e até nas fachadas dos motéis, denotando uma atitude irreverente e descolada de seus adeptos.

Em São Paulo, um bairro onde temos este estilo muito forte é a Vila Madalena.
Impresso nos bares, brechós, centro culturais, casas e até nas roupas!

Alguns exemplos do estilo Kitsch:




Nenhum comentário:

Postar um comentário