Mobiliário


A história do mobiliário ao redor do mundo


Nesta matéria “A HISTÓRIA DO MOBILIÁRIO AO REDOR DO MUNDO” ,  eu convido você à fazer uma viagem comigo através dos séculos, iniciando na Antiguidade até os dias atuais. Vamos conhecer diversos lugares do mundo em épocas distintas. Sem dúvidas, este e os próximos capítulos serão de extrema importância para nós que trabalhamos com interiores, pois conhecer o porque das coisas, o início, o berço da história do mobiliário é fundamental. Ao final da matéria publicarei todos os sites, livros e revistas consultados.

Vamos lá???

Capítulo 1 – Como e onde tudo começou:
Os móveis são mais que simples objetos integrados à decoração, eles refletem preferências e estilos, servindo como narrativas de períodos, movimentos e sociedades e pode nos contar histórias, como a hierarquia social. Embora o mobiliário não seja necessário para a existência humana em algumas culturas (especialmente as nômades), são elementos fundamentais para a compreensão da história da humanidade.

A história do mobiliário desenvolve-se a partir do momento em que o homem deixa de ser nomade, ou seja, desde o momento em que passa a possuir uma habitação fixa, e acompanha a sua história política, social e artística até à atualidade. Ao longo do tempo, o mobiliário foi evoluindo consoante as necessidades humanas, a capacidade técnica e a sua sensibilidade estética. Deste modo a sua caracterização varia muito de acordo com a região e a época, podendo-se fazer uma divisão por períodos ou estilos que se inserem mais ou menos dentro dos grandes movimentos da história da arte.
Em épocas de grande avanço tecnológico tal como na Roma Antiga , houve grande avanço em designs e construção de mobílias finas . Em tempos de estagnação do nível cultural , tal como na Idade Média , a mobília era muito grosseira , ou até nem existia.

A cama é a peça mais antiga de mobília , ela foi criada pelos Egípcios em 1500 AC . Ela se parecia com a de hoje , no entanto não havia colchão.

A mobília continuou se desenvolvendo ao longo da histórica transição da Grécia Antiga para Roma , mas todo o progresso parou por um tempo com a queda do Império Romano.

Os chineses consideram o período Ming como o melhor período em termos de desenvolvimento de mobílias.

Na Europa,o período posterior a Idade Media produziu muitos desenvolvimentos em mobílias .Entretanto um padrão surgiu e foi mantido pelo século 18 adentro. Ou seja , aqueles que podiam pagar , tinham mobílias bem desenhadas e decoradas , enquanto a grande maioria possuía móveis grosseiros que nem mesmo mereciam ser chamado de mobília. No começo do século 15 ,na Holanda foi introduzido à decoração portas e gavetas almofadadas.

Na Renascença Italiana , nos primórdios anos do século 12, gradualmente ocorreu uma completa mudança nas mobílias da Europa com o propósito de tornar independente cada peça de mobília quanto a sua forma.

O reinado de Elizabeth I na Inglaterra lançou a moda em que se agregou à mobília o item conforto, a qual se espalhou por toda a Europa.

Foi nesse período , também, que se teve uma crescente melhoria na qualidade da mobília,com início de atividades “coorporativas “ de trabalho (organizações como sindicatos).

O século 17 trouxe o estilo Barroco à Europa Ocidental , sua principal abordagem era a relação da superfície de uma peça de mobília com a peça toda .Antes disso , diferentes superfícies nunca foram consideradas.

O ano de 1720 é um ano importante para o Mogno , pois foi neste ano que aconteceu a primeira importação de Mogno pela Inglaterra , e aos poucos , o Mogno substituiu a Nogueira como a madeira favorita. Desse ponto em diante , os estilos mudaram rapidamente em relação a história geral da mobília . No entanto , as peças básicas e as técnicas de construção permanecem até hoje , o que se altera é a tendência e o designs em sintonia com a época e com o tempo.

Estima-se que os primeiros móveis foram construídos no Reino Unido, em Skara Brae, datada do período final do neolítico 3100 à 2500 a.c.. As lajes de pedra serviam de mobília para criar prateleiras, arcas e camas. Essa foi a ideia elementar dos móveis.

Espero que tenham gostado, o capítulo 02 será sobre o Antigo Egito, aguardem!!!