Construção Civil

COMO É O DIA A DIA DE UM TRABALHADOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL (profissão de hoje: Pedreiro)

Assunto importantíssimo este, afinal, podemos ter o melhor projeto, o melhor engenheiro, todo o dinheiro do mundo, mas se não tivermos uma mão de obra especializada, nada adiantará....
Vamos falar sobre o Pedreiro, profissional de extrema importância, pois é ele que faz as paredes serem levantadas e à grosso modo realmente "fazer o projeto sair do papel"

Hoje em dia, a qualificação eleva salário de um pedreiro
Hoje em dia, a qualificação eleva salário de um pedreiro
A profissão de pedreiro é uma das mais antigas. No mundo árabe, recebia o nome de “alvanel” a pessoa que erguia paredes de alvenaria com pedras, tijolos ou outros materiais. O nome pedreiro teve sua origem do latim petrarium, ou seja, relativo às pedras.

O Brasil recebeu desde o período de sua colonização, diversos pedreiros que, vindos da Europa, trouxeram técnicas de construção com um conhecimento desenvolvido ao longo dos anos.

As técnicas tiveram que ser adaptadas aos materiais existentes e às condições características de cada região. Como é o caso de algumas regiões do Nordeste, que têm como característica utilizar adicionado em suas argamassas de assentamento e revestimento, um componente argilo mineral do tipo saibro que favorece a plasticidade destes elementos.

Um pedreiro apesar de desempenhar funções básicas em uma obra, necessita também ter conhecimentos de alguns aspectos importantes da construção, como saber consultar plantas, saber realizar marcações em um terreno de uma obra, além de procurar possuir um conhecimento dos tipos de materiais e equipamentos disponíveis para o seu trabalho.

Da mesma forma que os carpinteiros e marceneiros, os pedreiros antigamente estavam organizados em uma “confraria”, pelo menos desde a segunda metade do século XVII. Esta instituição seguia o modelo das organizações de ofícios medievais europeias, embora adaptada à realidade colonial cheia de restrições, já que possuía uma vertente religiosa enquanto “irmandade” para subsistir (ARRUDA, 2010).

Os pedreiros e os demais oficiais da construção, considerados geralmente como pertencentes a um patamar baixo na hierarquia social colonial, eram denominados “mecânicos”, que, no seu sentido mais antigo, significava “artesão” ou aquele que trabalhava com as mãos.

Na atualidade, o profissional pedreiro está inserido em um mercado de trabalho mais consolidado do que acontecia antigamente. Este mercado que lhe fornece a possibilidade de executar novas técnicas exige que seu conhecimento seja mais aprofundado e atualizado quanto a alguns aspectos essenciais, como: saber ler e interpretar um projeto, entender especificações técnicas relacionadas com alguns tipos de alvenarias e ter noções do controle de qualidade de seu serviço na obra.

Apesar de ainda nos dias de hoje o pedreiro não possuir grande destaque na hierarquia de uma obra, é um oficial que é muito respeitado tendo até recebido homenagens de governantes.

O então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira ergueu um monumento em Brasília dedicado aos pedreiros que construíram a capital brasileira (ARRUDA, 2010).

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/diaadia/artigos/43233/a-profissao-de-pedreiro#ixzz2iwW9jbxi

Também alerto aqui para o perigo que estes profissionais correm durante a obra, por isso devem ser valorizados e respeitados. Sempre devemos exigir que façam uso dos EPIs -  Equipamento de Proteção Individual.
Na foto abaixo o profissional está à uma altura bastante considerável, um descuido é fatal. Ele faz uso do cinto de segurança, capacete, botinas para construção civil, e lógico o andaime está devidamente preso por cabos-guia.







Hoje vou falar um pouquinho sobre STEEL FRAMING...
Nem todo mundo sabe o que é, mas todo mundo já viu...
Em qualquer filme americano vemos as casas steel framing.

O sistema é conhecido internacionalmente por Light Steel Frame, que é a substituição dos processos e materiais convencionais de construção por processos industrializados e materiais produzidos de forma industrial com garantias e controles de qualidade. O concreto para a estrutura é substituído pelo aço galvanizado, e os fechamentos de alvenaria, por chapas prontas para receber a pintura ou revestimento.

O sistema "Steel Framing" é oriundo das construções em madeira ("wood frame") nas construções nos EUA a mais de 300 anos. Lá assim como no Canadá, Inglaterra e Japão o mercado aumenta a cada ano a participação do "Steel Framing" (frame metálico).
Trata-se de um sistema Composto por perfis leves de aço galvanizada com espessura de 0,95 a 1,25mm. São painéis formados por guias e montantes estruturais com largura variável entre 90, 140 e 200mm e espaçamentos dos montantes entre 40 a 60cm dependendo da espessura da chapa. A estrutura é toda parafusada com parafusos auto-brocantes galvanizados, com cabeça chata tipo Philips.
As dimensões dos painéis deverão obedecer as normas AISI (American Iron and Steel Institute (Instituto Americano de Ferro e Aço)).
O fechamento externo é executado com Placas Cimentícias prensada com cimento com espessura 10 a 12 mm. Neste tipo de sistema todas as peças metálicas da estrutura obedecem a um projeto de modulação com base nas normas AISC, NBR 6649 e os perfis já são fornecidos pela fábrica nas dimensões pré-definidas pelo projeto. A modulação facilita a montagem e reduz o emprego de mão-de-obra. O Fechamento interno é executado com chapas de DryWall duplo com tratamento em Lã de rocha.

Vantagens do sistema STEEL FRAMING

Alívio nas fundações, em razão da redução de peso e melhor distribuição dos esforços por meio das paredes leves e portantes;
As instalações hidráulicas, elétricas, ar condicionado, gás, aspiração, entre outras acopladas internamente às paredes, com amplas facilidades de acesso em caso de manutenção;
Resultado termo-acústico superior ao sistema convencional, devido ao uso de materiais nobres inerentes ao processo, como lã de vidro e elementos impermeabilizantes que permitem a trocar de ar constante, mantendo adequados índices de temperatura e umidade;
Prazos reduzidos e facilidades de montagem;
Não existem restrições conferidas pelo sistema quanto ao partido arquitetônico, bem como aos diversos materiais usados em acabamentos;
Não temos desperdício de materiais.

Segurança contra Fogo
A propagação de chamas nos revestimentos é baixa, pois os materiais são incombustíveis.
A resistência ao fogo varia em função do número de chapas de gesso empregadas em cada face da parede, protegendo os perfis de aço.
No caso de parede simples é de 30 minutos e em paredes com duas chapas de gesso acartonado em cada face ou paredes duplas é de 60 minutos.

Principais Benefícios
• Total Flexibilidade na Arquitetura
• Alta produtividade / Construção a seco
• Redução de desperdícios / Baixo impacto ambiental
• Facilidade de montagem, manuseio e transporte
• Rapidez de execução / Redução de prazos
• Excelente Desempenho térmico e acústico
• Otimização de custos
• Rápido retorno do capital investido







A palavra do Engenheiro...
O que é projeto estrutural
O Projeto Estrutural, também chamado de Cálculo Estrutural é o dimensionamento das estruturas, geralmente de concreto armado, que vão sustentar a edificação, transmitindo as suas cargas ao terreno. Elaborado por um engenheiro civil, esse projeto é de fundamental importância, pois é o responsável pela segurança da edificação contra rachaduras (trincas) e desabamentos.
Para elaboração do Projeto Estrutural é necessário, além do Projeto Arquitetônico, o Laudo de Sondagem. Esse documento, detalhadamente confeccionado por empresas especialistas em sondagens, apresenta o perfil do solo, ou seja, com todos os tipos de camadas de solos e suas respectivas resistências à compressão. Este laudo é necessário para o dimensionamento adequado das fundações. Sem ele o engenheiro projetista de estruturas deverá prever, por medida de segurança, resistências do solo inferiores, aumentando conseqüentemente as bases das fundações. Em construções de mais de dois pavimentos o Laudo de Sondagem é indispensável.
O tipo de estrutura mais comum em nosso país é de estrutura em concreto armado. Tem sido bastante usado, também, estrutura em aço. O projeto estrutural deve seguir rigorosamente as normas técnicas. É fundamental ter um profissional capacitado para executar o projeto estrutural, visando economia, eficiência e segurança.
João Batista Turola
Engº Civil CREA 15999/D-PR