Dicas de Construção

DICAS DE COMO INICIAR SUA CONSTRUÇÃO

Comprei o terreno, e agora??? Já está legalmente registrado,então, é hora de pensar no projeto e colocar no papel os seus planos, seus sonhos...mas ... Por onde começar??? Será que devo gastar dinheiro com Arquitetos e Engenheiros se é tão fácil traçar as paredes num papel e dar para um empreiteiro construir?
Nem pense nisso! Como diz a sabedoria popular “o barato sai caro”, e em construção esse ditado se aplica literalmente. Fazer economia no projeto é a maior ingenuidade que você poderia cometer. Digo isso não só no projeto, mas economia na mão de obra, materiais de 2ª qualidade pode custar muitoooooo caro lá na frente!
O preço do projeto representa, aproximadamente, 5% do custo total da obra. Construir sem projeto pode significar ter que demolir e reconstruir algumas partes da casa ou refazer alguns serviços podendo chegar a prejuízos totalmente imprevisíveis, além da perda da qualidade da sua construção.
Resultado: custos altos, tempo perdido, aborrecimentos, etc...

O Projeto de Arquitetura
Quando se fala no projeto de uma edificação, seja ela comercial ou residencial, na verdade está se falando em um conjunto de projetos que incluem o Projeto Arquitetônico, o Projeto Estrutural, o Projeto Elétrico, o Projeto Hidrosanitário, o Projeto Telefônico, entre outros que devam complementar esse conjunto em função do que se deseja construir, e no final lógico um projeto de interiores, feito por um bom profissional deixando sua casa ou comércio com um ótimo aproveitamento de espaços e totalmente funcional além de bonito e aconchegante.
O primeiro projeto, que vai servir de base para a feitura dos demais, é o Projeto Arquitetônico. Normalmente elaborado por um arquiteto, o Projeto Arquitetônico é a materialização de uma idéia, aliada a aspectos técnicos tais como funcionalidade, conforto, estética, salubridade e segurança, além de outros aspectos legais. Para desenvolvimento deste projeto precisamos também do Levantamento Topográfico com informações e dimensões do terreno, guia amarela e registro de imóveis.
O Projeto Arquitetônico deve ser aprovado pela Prefeitura Municipal e em mais órgãos que a Prefeitura assim exigir, podendo o custo dessa aprovação estar ou não incluído nos serviços do arquiteto, caso o arquiteto não queria fazer a tramitação devido à burocracia, o proprietário deve procurar um profissional qualificado e com experiência para tramitar o processo de alvará de construção.

Projetos Complementares
Aprovado o Projeto de Arquitetura, então iremos desenvolver os projetos complementares, que devem ser elaborados por engenheiros civis e eletricistas. Estes deverão, ainda, atender rigorosamente ao Projeto Arquitetônico em todos os seus detalhes e especificações.
O Projeto Estrutural, também chamado de Cálculo Estrutural é o dimensionamento das estruturas, geralmente de concreto armado, que vai sustentar a edificação, esse projeto é de fundamental importância, pois é o responsável pela segurança da edificação contra rachaduras (trincas) e desabamentos. Para elaboração do Projeto Estrutural será necessário, além do Projeto Arquitetônico, o Laudo de Sondagem. Este documento é feito por empresas especializadas e apresenta o perfil do solo. Este laudo é necessário para o dimensionamento adequado das fundações.
O Projeto de Instalações Elétricas deve ser elaborado por um engenheiro eletricista e vem a ser o dimensionamento das cargas elétricas, fios, eletrodutos, disjuntores e vários outros elementos com seus respectivos detalhamentos. É um projeto muito importante, pois uma instalação mal dimensionada e mal executada, apesar do emprego de material de 1ª qualidade, pode acabar gerando grandes despesas futuras e até acidentes de grandes proporções como incêndios.
O Projeto de Instalações Hidrosanitárias pode ser feito por um engenheiro civil e é o responsável pelo bom dimensionamento das tubulações de águas e esgotos sanitários e pluviais. Promove economia, conforto e higiene. Casos comuns de pouca pressão de água em chuveiro mal cheiro em ralos são oriundos da falta de um bom Projeto Hidrosanitário.